Copom intensifica corte de juros – Selic cai para 9,75% ao ano.

08 março. 2012

Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,75% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,5 p.p.”.

 Com esse lacônico comunicado  o Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) surpreendeu uma boa parte dos analistas  que previa um corte de 50 pontos-base na Selic, e reduziu a taxa básica de juro em 75 pontos-base, para 9,75% ao ano. Embora a decisão não tenha sido tomada por unanimidade, os acontecimentos recentes, como o fraco PIB brasileiro de 2011, a desaceleração da economia chinesa, a pressão sobre o câmbio e o arrefecimento do crédito interno já levavam o mercado a não descartar um ajuste mais forte da Selic. O que surpreendeu mesmo foi o comunicado em si que não deixa nenhuma pista sobre a reunião que durou mais de quatro horas (uma das mais longas) e quais serão os próximos passos. Qualquer luz nesse sentido somente poderá ser obtida quando for publicada a ata da reunião. Até lá muita especulação será feita.

Esta é a quinta vez que a taxa básica de juro foi reduzida durante o governo da presidente Dilma Rousseff, chegando ao menor patamar desde abril de 2010, quando registrou 9,5% ao ano. Desde agosto de 2011, a Selic já caiu 275 pontos-base.

Mesmo com esse corte expressivo da taxa básica de juro, o Brasil mantém a vice-liderança no ranking de juros nominais, só perdendo  para a Venezuela, onde a taxa de juros nominal está em 15,55% ao ano.

A redução da taxa básica de juro é parte de uma estratégia adotada pelo governo para proteger a economia doméstica da crise financeira internacional, que ameaça o consumo e o crescimento da indústria local. A projeção do mercado é que a taxa continue recuando nos próximos meses. Ainda são esperados novos cortes de até 0,75 pontos-base nas próximas reuniões, para que a Selic chegue a 9,0% ao ano, patamar em que deve fechar 2012. Só não há consenso de quantas reuniões serão necessárias para atingir esses 0,75 pontos adicionais. Vamos ter que esperar para ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: