PETROBRAS : A DECEPÇÃO

11 fevereiro. 2012

Não poderia ser mais melancólica a despedida de José Sérgio Gabrielli da presidência executiva da Petrobras. Sua brincadeira pedindo aos jornalistas: “Não me demitam antes da hora” soou como verdadeiro humor negro. Ele entregou a empresa à sua sucessora em clima de retumbante fracasso, com queda da lucratividade de mais de 56% no trimestre (mesmo após o aumento dos preços dos combustíveis em novembro de 2011) e mais de 5% no ano de 2011. O fato é que a Petrobras teve o pior desempenho entre todas as congêneres. E foi tormentoso ouvir o diretor financeiro Almir Barbassa, como sempre prolixo e confuso em suas explanações, tentando explicar o inexplicável. Bem mais claro e objetivo foi o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao declarar: “A presidente Dilma Rousseff prefere que não haja inflação a ter balanços fantásticos”. Na verdade ninguém pleiteava “balanço fantástico” mas, apenas razoável.

Em outras palavras o ministro disse,  auto e bom som, para os investidores, muitos dos quais trabalhadores que optaram por deixar suas economias do FGTS investidas nas ações da Petrobras : “ Danem-se, porque a Petrobras está a serviço do governo.”

O mercado não perdoou e as ações da companhia tiveram uma desvalorização brutal. Em um só pregão a Petrobras perdeu R$ 28 bilhões em seu valor de mercado. Como 52% do capital da empresa pertence a acionistas minoritários, significa que esses investidores arcaram com prejuízos superiores a R$ 15 bilhões em poucas horas.

Pior de tudo é que fica no ar uma enorme interrogação sobre o futuro da empresa. Existem muitos pontos obscuros nas informações divulgadas que nem mesmo experientes analistas conseguiram esclarecer.

A decepção foi geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: