BOLSAS PODEM VOLTAR A SE RECUPERAREM COM A GRÉCIA DESISTINDO DO REFERENDO

06 novembro. 2011

Depois do grande sobressalto provocado por declarações marcadas pelas ambições políticas do Sr. George Papandreou, os investidores de todo mundo respiraram aliviados com a decisão do governo da Grécia de desistir do propalado referendo sobre a ajuda que o país deve receber dos organismos internacionais e que levará a implementação de medidas de grande austeridade fiscal.

Também agradou os investidores a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros na região, para 1,25% ao ano, marcando uma nova postura do banco.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em alta de 1,76%, aos 12.044 pontos; o Nasdaq subiu 2,20%, para 2.698 pontos; e o S&P 500 avançou 1,88%, para 1.261 pontos.

Os desdobramentos da reunião de líderes do G-20, em Cannes, também foram observados de perto. As discussões, como sempre, se concentraram na Grécia. Os líderes do G-20 também pretendem pedir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que crie uma nova linha de crédito de curto prazo, que será disponibilizada aos países com “fortes fundamentos e políticas”, mas que foram atingidos por choques externos. As bolsas europeias fecharam antes que os rumores de que a Grécia desistiu do referendo se confirmassem, mas as bolsas fecharam em alta, influenciadas também pela queda na taxa de juros anunciada pelo BCE.

Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 1,12%, para 5.545 pontos; em Paris, o CAC 40 avançou 2,73%, para 3.195 pontos; e em Frankfurt, o DAX registrou alta de 2,81%, para 6.133 pontos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: