O melhor momento para vender uma ação

14 setembro. 2011

 Uma entrevista disponibilizada pelo InfoMoney, com Paulo Portinho,  gerente-geral do INI (Instituto Nacional de Investidores),   e o analista da Futura Investimentos, Adriano Moreno, aborda com bastante propriedade e clareza aspectos relacionados com as dúvidas do investidor comum quando tem que decidir sobre a venda de ações que estejam em seu portfólio. Saber o momento certo de vender uma ação é sem dúvida um grande desafio para todos aqueles que operam no mercado de renda variável. Se o papel está em alta, as maiores dúvidas costumam ser: será que ele vai continuar subindo? É melhor vender agora ou esperar ainda mais valorização? E se ele começar a cair? O mesmo acontece quando o papel está em queda, com a diferença que, neste caso, o investidor costuma ficar ainda mais ansioso e propenso a cometer erros.Em primeiro lugar, é importante lembrar que existem dois tipos de análises mais usadas para embasar as decisões de compra e venda de um determinado ativo: a análise técnica (que observa o desempenho da ação por meio dos gráficos) e a análise fundamentalista (que se preocupa com os números da empresa e observa principalmente os balanços e projeções da companhia).

Analise fundamentalista

Para aqueles que usam a análise fundamentalista, existem dois momentos principais para se optar pela venda de uma ação. Em primeiro lugar, o investidor pode vender quando a ação sobe muito e não existe nenhum fundamento que explique uma alta tão elevada do preço daqueles papéis. Às vezes, você vê que a ação está subindo muito e não há nenhuma explicação para isso. Uma especulação de mercado pode ter feito com que ela disparasse, por exemplo. Este pode ser um bom momento para vender. Quem investe no longo prazo deve conhecer a dinâmica de preços da ação e os fundamentos da  empresa. Às vezes, o preço descola um pouco dos fundamentos e pode ser uma boa oportunidade de vender.

Ir atrás de outra oportunidade

Outro momento para a venda de uma ação é quando existe um outro papel que apresenta oportunidades muito melhores do que aquele no qual você está comprado. Neste caso, se existe uma ação que tem muito mais chance de subir, você também pode mudar seu investimento para aquela empresa.

Mercado em alta

Outro bom momento para vender é quando o mercado está excessivamente otimista. Quando a bolsa bate recordes atrás de recordes de alta, quando cresce o número de investidores, pode ser uma boa hora para se desfazer do papel, sempre com base nos fundamentos e olhando o potencial de valorização.

Vender na baixa

Mais difícil do que saber a hora de vender uma ação com lucro, é decidir vendê-la com prejuízo. No caso de uma ação que está caindo, o mais importante é que o investidor esqueça o passado e se preocupe se aquele papel tem potencial de crescer ou não a partir daquele momento. A ação deve ser vendida segundo as expectativas de futuro, nunca com base naquilo que aconteceu no passado. Ou seja, se as ações caíram, mas as perspectivas em relação à empresa são boas, o investidor deve se atentar a elas e continuar com o ativo. Entretanto, se não houver boas chances de recuperação, pode ser melhor realizar o prejuízo e partir para outra. Se a companhia não tiver perspectiva de crescimento, venda. Bolsa é expectativa futura.

Análise gráfica

Já os investidores que preferem operar com base na análise técnica devem definir a venda do papel baseados nos pontos indicados pelo gráfico e utilizar a ferramenta de stop, para limitar as perdas. Este tipo de operação não é para acumular patrimônio e sim para girar patrimônio. Na nossa concepção, este é o investidor profissional, que tem objetivo de ganhar 2%, 5% em um único dia, então, a decisão de venda dele é baseada em outro tipo de análise. Estes investidores devem estipular  limites de perdas, para evitar grandes prejuízos. É importante definir o quanto está disposto a perder e colocar uma ordem stop para vender automaticamente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: