FITCH, MOODY’S E STANDARD & POOR’S NÃO TEM VISÕES UNIFORMES SOBRE RISCOS

16 agosto. 2011

A Fitch (agência de análise de riscos) emitiu relatório mediante o qual anunciou que mantém a classificação dos títulos da dívida soberana dos Estados Unidos na nota máxima de “AAA”, com perspectiva estável, decisão que ocorre duas semanas depois que a Standard & Poor’s decidiu rebaixar a nota dos EUAl.
“A afirmação da classificação de ‘AAA’ da dívida soberana dos EUA reflete o fato de que os pilares chaves do excepcional valor de crédito do país continuam intactos”, destacou o relatório da agência.
A Fitch, tomou a decisão após o congresso americano ter alcançado o acordo para elevar o teto do endividamento público do país em 2 de agosto, destacou o “papel fundamental no sistema financeiro” dos EUA.
A agência insistiu na “flexibilidade, diversificação e bom estado de saúde da economia americana”, assim como na “flexibilidade monetária e de taxas de câmbio” do país, o que “potencializa a capacidade da economia para absorver e se ajustar a impactos”.
Os investidores e analistas americanos estão atentos aos pronunciamentos das principais agências de qualificação depois que a Standard & Poor’s decidiu diminuir a nota dos EUA para “AA+” no dia 5 de agosto, uma decisão que a S&P justificou pelo longo debate ocorrido para elevar o limite de endividamento público que deixou o país à beira da moratória.
A decisão da Standard & Poor’s causou uma onda de instabilidade na Bolsa de Nova York, que contagiou as principais praças financeiras do mundo com quedas generalizados em seus principais indicadores.
A agência de análises de riscos Moody’s já havia decidido, no dia 2 de agosto, manter a máxima nota dos EUA, embora com a atribuição de uma perspectiva “negativa”,  se o país não adotar novas medidas para conseguir uma maior redução do déficit público.Como é possível verificar as três principais agências de análise de riscos não tem uma visão harmônica sobre a economia dos EUA. Qual delas estará com a razão?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: