A bolha das reservas deve estourar entre 2013 e 2015

15 junho. 2011

No dia em que o Brasil comemora a queda do risco soberano do país, que pela primeira vez na história ficou abaixo dos índices dos Estados Unidos (ainda que circunstancial, o “Credit Default Swap”, ou CDS, – instrumento de proteção contra o risco de um devedor não cumprir suas obrigações- do Brasil tem sido negociado abaixo do norte-americano mostrando que, na prática, investidores vêem mais risco de calote dos Estados Unidos que do Brasil), o jornal Valor Econômico publica um artigo escrito, a seu pedido, pelo economista Francisco Lopes, sob o título em destaque, o qual eu reputo bastante interessante e preocupante ao mesmo tempo.

Escreve Francisco Lopes:

“A inflação de 2012 deverá ficar abaixo de 5%, com a economia crescendo entre 4% a 4,5%. Será, porém, uma vitória de Pirro. Em algum momento ocorrerá uma inevitável correção para cima na cotação do dólar, com grande probabilidade de uma traumática “parada súbita”.

O Brasil não acumula reservas porque produz superávit nas transações com o exterior. A acumulação resulta do ingresso de capital, sendo só 20% em investimento direto. Temos, então, um paraíso para o especulador estrangeiro, que se beneficia do diferencial nas taxas de juros. Esse movimento adquire todas as características de uma bolha especulativa. E bolhas sempre evoluem para o colapso. Nosso palpite é que a bolha de acumulação de reservas deva estourar em algum momento entre 2013 e 2015, com uma forte e rápida depreciação do real e possível perda de grande volume das reservas. O controle amplo de capitais pode simplesmente antecipar o momento de ruptura da bolha. Uma das poucas coisas que o governo pode fazer agora, diante dessa perspectiva inevitável, é preparar planos de contingência para o amortecimento da desvalorização.”

Anúncios

2 Respostas to “A bolha das reservas deve estourar entre 2013 e 2015”


  1. Gostei muito! Por isso insisto no investimento em ouro ….. Alguns dizem que só é bom com o mercado volátil, em crise, mas pelo jeito continuaremos assim por um longo tempo….

    Abs

    Fabiano


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: