Bovespa pode iniciar um rali

26 maio. 2011

Quando, em 2008, a crise financeira, que começou no setor imobiliário dos Estados Unidos, se espalhou por todo o mundo, o Ibovespa caiu 41,2%. Foi uma crise gigantesca, superando inclusive a de 1929. Já em 2009, quando todos esperavam um período mais de longo de dificuldades, o poder de recuperação do mercado foi surpreendente e o Ibovespa fechou o ano com uma valorização de 82,7%.

Muitos analistas começam a acreditar que a bolsa esteja prestes a dar início a um rali semelhante.

Semelhante porque seria uma reversão da tendência de queda das ações que se viu nesses primeiros cinco meses do ano, embora não com a mesma intensidade com que ocorreu em 2009.

Se realmente ocorrer uma repetição do houve naquele biênio, o investidor precisa estar preparado para não perder o começo desse movimento e acabar se dando conta de que ele ocorreu apenas quando as ações já tiverem recuperado boa parte de seus preços.

A Fidúcia Asset Management está entre os que esperam uma recuperação da Bovespa. Em relatório divulgado aos clientes, a gestora de recursos lista alguns fatores tanto locais quanto internacionais que dão suporte a essa previsão.

Internamente, as medidas tomadas, pela área econômica do governo, devem começar a produzir efeito sobre a inflação e os índices de preços devem vir bastante reduzidos já no próximo mês. Como a bolsa já perdeu quase de R$ 200 bilhões de valor de mercado entre abril e maio, os investidores devem voltar a se interessar pelos papéis.

No âmbito externo, ainda segundo o relatório da Fidúcia, as medidas para conter a inflação na China também vão começar a fazer efeito e a desaceleração da economia chinesa será branda. Com relação aos EUA, o crescimento de 1,8% divulgado para o PIB do primeiro trimestre, confirmou que a recuperação econômica tem prosseguimento, apesar do fim do pacote do governo de US$ 600 bilhões de recompra de títulos que trouxe tanto temor ao mercado.

“Se a percepção melhorar um pouco, como estamos estimando, então nos lembraremos de 2011 como um mini ‘déjà vu’ de 2008/2009”, conclui a Fidúcia em seu relatório.

Vamos todos torcer para que isso realmente aconteça.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: