ALEXANDRE TOMBINI – O BOM ALUNO

08 maio. 2011

O presidente do Banco Central Alexandre Tombini é um bom aluno. Vem aprendendo depressa com o Ministro da Fazenda. Tanto que, como ele, vem soltando algumas pérolas dignas de menção. Depois de afirmar, em Washington, que a entrada de dólares, responsável pela valorização do real, é inflacionária, contradizendo o que dizem todas as teorias econômicas, agora ele vem recomendar que o povo pare de gastar e aplique seus recursos na caderneta de poupança. Ótima sugestão, ou seja, o trabalhador deve receber seu salário, economizar tudo o que puder, não comprar nada e aplicar o produto de suas economias na caderneta de poupança (cujo rendimento pífio e irrisório não acompanha as taxas de inflação). Daqui a alguns meses o trabalhador vai constatar que com tudo o que tem guardado já não pode comprar o que podia tempos atrás. É uma brilhante consultoria financeira. Ou será que o presidente do Banco Central não sabe que poupança se deve fazer com a inflação em baixa e não em alta e ainda com possibilidade de escapar do controle?

Essa história de que a sociedade brasileira precisa rever seus hábitos de consumo para conter a inflação, preconizada pelo Sr. Tombini, tem na verdade um outro objetivo qual seja, enquanto o trabalhador poupa e ajuda a controlar a inflação, mesmo perdendo o poder de compra de sua poupança ao longo do tempo, o governo pode continuar gastando mais do que pode. Ninguém contesta o fato de que a inflação está de volta principalmente porque o governo gastou, e continua gastando, muito mais do deveria. Volta à cena a velha máxima: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Se o governo reduzisse seus próprios hábitos de consumo a situação atual não estaria tão ruim e a inflação, com certeza, em vez de estar batendo no teto, estaria beirando o piso da meta estabelecida.

Fica, portanto, a pergunta que não quer calar: Se o consumidor deve adiar os seus gastos, porque o governo não se esforça para reduzir os dele?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: