A DIVINA COMÉDIA

22 abril. 2011

 Como dizia Dante em sua Divina Comédia, “é preferível um final com horror a um horror sem fim”.

Ao optar pela tímida elevação da taxa de juros em 0,25% deliberada na última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), o Banco Central deixou claro que se conformou em perder a luta contra a inflação neste ano e mira a apenas a meta de 2012. Com essa decisão contraria a preferência de Dante, pois opta em conviver muito mais tempo com os horrores da inflação e arrisca-se temerariamente a perder totalmente o controle sobre ela.

Alguns economistas continuam argumentando que o aumento da inflação foge do controle porque decorre de choques internacionais de oferta e procura. Argumentam ainda que se o governo viesse a adotar medidas mais radicais de corte nos gastos públicos e aumento maior das taxas de juros, o ritmo da atividade econômica poderia cair a ponto de beirar a uma recessão e que os custos econômicos e sociais seriam enormes. Preferem sonhar com o mundo jogando a nosso favor e com a queda dos preços internacionais das commodities, se Deus quizer.

Pergunto o que é pior: uma inflação alta ou uma recessão branda?

Eu optaria sem dúvida por uma recessão branda, até porque ela poderia ser neutralizada por uma política menos complacente com a valorização do real. Se a nossa moeda se desvalorizasse e simultaneamente fosse reduzido um mínimo do custo Brasil (leia-se redução da escorchante carga tributária), nossas indústrias teriam seus produtos mais competitivos no exterior. Poderiam produzir mais e exportar mais, mantendo o nível de empregos no Brasil e incentivando a atividade econômica.

Entretanto, a decisão de tomar medidas mais drásticas contra o horror da inflação teria um custo político muito maior que econômico ou social, e isso é tudo o que o governo não quer.

Vamos esperar para ver como os mercados reagirão na próxima 2a. feira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: