Apesar de curta a semana deve ser boa para a BOVESPA

15 abril. 2011

Após quatro pregões de perdas consideráveis o Ibovespa mostrou alguma recuperação no pregão do dia 15, mas ainda assim a semana encerrou-se com uma desvalorização ao redor dos 3%, verificando-se grande volatilidade nas cotações. Essa volatilidade intensa  por que passa o índice é devida a um conjunto de variáveis ainda pouco claras.
O câmbio, apesar de todo esforço do governo, continua com tendência de valorização no curto prazo, e ninguém se arrisca sobre  qual será o piso das cotações. Para alguns analistas o governo parece estar disposto a aceitar um real mais forte que seria uma espécie de âncora no combate à inflação. O reconhecimento pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, dias atrás, de que o fluxo de capitais continua intenso e que a valorização do Real é inevitável mostraria uma mudança de atitude importante. Entretanto em nova declaração nesta sexta feira, o Ministro disse que o mercado interpretou erroneamente sua fala e que o governo continuará a adotar medidas para conter a entrada de capitais no país.
Muitos analistas descartam outras ações mais contundentes, pois o governo pode estar tentando agir de forma apenas verbal, uma vez que Mantega estaria ciente das limitações para contenção da queda do dólar, um movimento que se repete em escala global. É mais provável que o Banco Central continue a intervir pontualmente por meio de compras no mercado à vista, mas com a força da entrada de capital no Brasil, é possível que a eficiência seja baixa. 
Para não aumentar a pressão no câmbio, entre outros motivos, analistas estão apostando que o Copom (Comitê de Política Monetária) irá elevar a taxa básica de juros em apenas 0,25 pontos percentuais em sua próxima reunião, reduzindo assim o ritmo do aperto monetário.
Se, de fato, o Banco Central sinalizar uma interrupção do aperto, o Ibovespa poderá refletir uma reação positiva. 
As expectativas com o Copom devem dominar a pauta das análises nos próximos dias, com a semana mais curta por causa do feriado de Tiradentes e de Páscoa.  Mas, é preciso lembrar, que a decisão só será comunicada na quarta-feira (20), após o encerramento do pregão. Desse modo, a atenção do investidor ficará voltada, também, para a inflação, para a qual serão divulgados dois índices importantes como a segunda prévia do IGP-M e o IPCA-15, ambos de abril. 
Na cena externa, serão conhecidos os dados do mercado imobiliário nos Estados Unidos, especialmente os números referentes ao início da construção de novos imóveis e a concessão de alvarás para residências. A expectativa é de que esses dados devem dar um tom positivo ao mercado, lembrando que outros indicadores econômicos já divulgados, como produção industrial e confiança do consumidor, surpreenderam positivamente.
Na Europa, será publicado o PMI da Zona do Euro, que serve como uma preliminar da produção industrial e para o qual também se espera alta, bem acima da taxa de corte (que indica atividade crescente) de 50 pontos. Na quarta-feira Portugal deverá fazer nova emissão de títulos e a receptividade será importante mesmo após o pedido de ajuda financeira feito pelo país. Isso porque se a demanda for alta, o mercado ficará menos avesso ao risco e mais tranqüilo, também, em relação à Espanha.
Mas, se, por um lado, os indicadores acenam com otimismo, de outro, a temporada de balanços nos Estados Unidos, que se intensificará na próxima semana, pode trazer volatilidade. Por enquanto, os balanços de empresas de grande porte como a Alcoa,  o Google e o Bank of America Merrill Lynch ficaram aquém das estimativas. 
Para a próxima semana, Citigroup, Intel, Apple e Wells Fargo são algumas das empresas que reportarão seus balanços do primeiro trimestre de 2011. Não me surpreenderia se a semana for positiva para o mercado, corrigindo parte das perdas recentes e voltando o Ibovespa a superar o patamar dos 67 mil pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: